LULA recomenda aos russanos:
"Vote em ODILO ALMEIDA, vote 13!"

Conheça Odilo Almeida

09:28 Equipe de Comunicação 0 Comments


Odilo Almeida Filho, 48 anos, é arquiteto e urbanista e atual presidente estadual do IAB-CE - Instituto de Arquitetos do Brasil, entidade com 91 anos de atuação e organizada em todos os estados brasileiros. Filho de Odilo Almeida ("Seu Odilo", já falecido) e D. Mariquinha (recentemente falecida) viveu toda a infância com seus 8 irmãos num pequeno sítio, na Vila Beneficente, 301 (atual Travessa Raimundo Maciel Pereira), próximo à Capelinha do Padre Valério, em Russas, onde aprendeu o catecismo e fez a primeira comunhão. É casado há 30 anos com Maria José (também de Russas e ex-professora da UNECIM) com quem tem três filhos: Pedro Almeida (nascido em Russas, biólogo e estudante de psicologia, 28 anos), Vítor Almeida (educador físico, 24 anos) e Bárbara Almeida (estudante de jornalismo, 22 anos).

Alfabetizou-se aos 6 (seis) anos na Escolinha da Dona Nadir, na Vila Gonçalves, estudou da antiga Escola Paroquial, no Grupo Raimundo de Deus e na Escola Murilo Serpa. Em 1978, aos 15 anos de idade, concluiu o ensino de primeiro grau no Colégio Estadual Flávio Marcílio, onde exerceu liderança de turma e trabalhou como contínuo (office-boy). Nessa época destacou-se nos esportes, nos estudos e nas artes (como desenhista, venceu vários concursos na área). De 1979 a 1982, estudou e formou-se como Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Ceará (atual IFCE), em Fortaleza, onde fez parte do movimento estudantil secundarista e destacou-se no jogo de xadrez -chegando a representar o Ceará na equipe que disputou o Campeonato Escolar Brasileiro de Curitiba, em 1980- e na seleção de voleibol. Na Escola Técnica foi também professor de cursos de formação de bombeiros e encanadores para populações de baixa renda.

Entre 1982 e 1985, de volta a Russas, exerceu o cargo de professor de Matemática, Física e Desenho Geométrico para alunos do ensino médio no Colégio Estadual Flávio Marcílio. Ajudou a fundar, com os irmãos Roberto Flávio e Gil, o “Lua Cheia”, bar e espaco cultural bastante freqüentado pela juventude russana naquela época.

De 1985 a 1987, trabalhou em plataformas marítimas da Petrobrás, época em que também ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Entre 1987 e 1991, trabalhou no Banco do Brasil de Russas, onde foi representante do Sindicato dos Bancarios do Ceará, entidade formadora de importantes lideranças como o Senador José Pimentel (PT-CE) e o Deputado Nélson Martins (PT-CE), com quem Odilo sempre cultivou e ainda mantém forte amizade e relação política. Em 1991, transferido para Fortaleza pelo Banco do Brasil, retomou os estudos até a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo pela UFC. Nessa época, ocupou as funções de diretor estadual do Sindicato dos Bancários e funcionário do departamento de arquitetura e engenharia do Banco do Brasil (DEPIM).

Em 1998, saiu voluntariamente do Banco para trabalhar em seu escritório de Arquitetura e Urbanismo, de onde vem produzindo mais de 600 (seiscentos) projetos de arquitetura e urbanismo em várias cidades do Ceará e, especialmente, em Russas, como a reforma das fachadas e iluminação da Igreja Matriz (onde Odilo e Mazé casaram-se em 1985 sobre as bençãos do Padre Edivaldo), a Loja Leleo Móveis, a residência do advogado Jesuíto Nogueira, a residência do empresário Frota, a Biblioteca Pública, o novo Posto Millenium, o Centro Cultural, dezenas de outras residências e prédios comerciais. Em 2008, cursou, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental.

Como cidadão engajado na construção de um mundo melhor, Odilo é ativista e militante social desde a adolescência. Atuou nos principais movimentos da sua geração para a transformação do país como as manifestações pelo fim da ditadura, a reabertura política, a reorganização dos partidos de esquerda, a campanha das "Diretas Já" e as eleições do Partido dos Trabalhadores- PT, ao qual é filiado. Atuou fortemente nas campanhas eleitorais do ex-presidente Lula, do Senador Pimentel e da atual presidente Dilma Roussef. Em 2009, participou como convidado, da equipe que elaborou o Programa de Governo de Infra-estrutura e Desenvolvimento Urbano do atual Governador Cid Gomes, que também recebeu seu apoio.

O arquiteto e urbanista Odilo Almeida Filho, é um dos principais formuladores de politicas públicas na sua área, discutindo e emitindo pareceres sobre os principais projetos do Estado, participando de debates, entrevistas e matérias de rádio, jornal e TV com forte atuação tanto a nível do estado do Ceará como a nível nacional.

A nível estadual Odilo Almeida exerce as seguintes funções:

1. Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Ceará- IAB-CE;
2. Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará- CAU-CE;
3. Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará- COEMA, indicado pelo IAB e nomeado pelo Governador Cid Gomes;
4. Membro do Conselho do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Ceará;
5. Membro do Comitê de Acompanhamento das Obras da Copa de 2.014, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará;
6. Membro do Conselho Consultivo das Comissões Temáticas da Assembléia Legislativa do Ceará.

Odilo também possui atuação em várias organizações nacionais tais como:

7. Conselheiro do Conselho Superior Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB);
8. Coordenador Nacional da Comissão de Exercício Profissional do Conselho Superior do IAB;
9. Membro do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo- CEAU.

Apaixonado pela artes, além de arquiteto e urbanista, Odilo Almeida Filho é desenhista e pintor, adora cinema e é grande apreciador da música brasileira e nordestina. Como sertanejo, adora as paisagens, o clima, a fauna, a flora, as comidas, a cultura e os costumes dos povos do semi-árido nordestino e, em especial, do querido município de Russas.

03/05/2012