LULA recomenda aos russanos:
"Vote em ODILO ALMEIDA, vote 13!"

Por um novo padrão ético na política de Russas!

17:57 Equipe de Comunicação 0 Comments

Caros internautas e viajantes do Facebook,


Desde crianças, todos nós, de uma maneira ou de outra, acalentamos planos e projetos para a nossa cidade. (Dizemos: “Ha, se a minha cidade fosse assim!”). Sempre que viajamos pelo mundo, ou pelos livros ou vemos coisas maravilhosas na TV, idealizamos essas coisas implantadas em nossa cidade.

Conosco acontece o mesmo. Após décadas de lutas como militantes das boas causas do nosso povo, depois de um aprendizado de dedicação na busca do auto-aprimoramento ético e profissional, acreditamos poder contribuir para a melhoria da administração pública e da vida do povo de Russas.
j

Respeitamos todos os cidadãos candidatos a cargos públicos que reúnam as qualidades de: 1. compromisso com o povo, 2. competência, 3. honestidade e 4. respeito à democracia. E que se dispõem a colocar voluntariamente os seus conhecimentos em favor da formulação de planos de governo baseados na verdade, na busca da justiça e na esperança de que a vida pode sempre melhorar.

Vivemos um momento especial, pois muitas das coisas que nos envergonhava quando éramos crianças, não nos envergonham mais (ou nos envergonham bem menos). Hoje exigimos ética nas relações políticas, na gestão do dinheiro público, no respeito a todos os seres humanos (sem distinção), no respeito ao meio ambiente. Ninguém mais pode aceitar o “rouba mas faz”, a mentira e a irresponsabilidade com a coisa pública.

A política não é mais território de uns poucos privilegiados, mas de todos os que querem e podem verdadeiramente influenciar para a criação de uma sociedade mais justa. Lula, nosso maior presidente, comprovou que não há mais “currais eleitorais” e que eu ou você, por mais simples que seja a nossa origem ou poder econômico, podemos contribuir para a construção dessa nova sociedade.

Por fim, defendemos que todos devemos estar antenados com o novo. O mundo está mudando rapidamente e ninguém mais e nenhuma cidade pode viver “ilhada” do mundo. Buscar parcerias construtivas, criar uma rede de apoios verdadeiros e de boas relações é fundamental para o intercâmbio de experiências, de riqueza e do verdadeiro progresso humano.

É assim assim que pensamos, e é assim que pretendemos convencer a população de Russas de que o Partido dos Trabalhadores tem o melhor projeto e os melhores apoios para colocar a seu serviço nos próximos quatro anos.

Odilo Almeida
Arquiteto e urbanista
Pré-candidato a prefeito de Russas pelo Partido dos Trabalhadores

0 comentários:

Tv Globo- Bom Dia Ceará: Entrevista presidente do IAB-CE Odilo Almeida

09:05 Equipe de Comunicação 0 Comments

Entrevista com o presidente do IAB-CE Odilo Almeida Filho, na Tv Globo, Programa
Bom Dia Ceará: -Mobilidade Urbana: integração dos transportes viários e ferroviários em Fortaleza.

http://www.youtube.com/watch?v=8A459W53hd8&feature=youtube_gdata_player

0 comentários:

As pessoas honradas têm que ocupar os espaços políticos!

08:43 Equipe de Comunicação 0 Comments

"Ao longo da História, houve sempre o conflito entre a astúcia na luta pelo poder e a necessidade de que ele seja exercido por homens honrados. O grande problema é que, na imensa maioria dos casos, os homens honrados se sentem inibidos em reivindicar o poder político. Essa inibição abre espaço aos demagogos e aos aventureiros." Mauro Santayana

0 comentários:

Mauro Santayana comemora a Lei da Ficha Limpa

08:04 Equipe de Comunicação 0 Comments

DEBATE ABERTO

A decisão do STF e o fim das oligarquias

Não estaremos, é certo, protegidos totalmente contra a corrupção e outros abusos da prática política. Mas estamos, a partir de 1985, com avanços e recuos, nos livrando das oligarquias, e o processo deve continuar. A decisão do STF é talvez o passo mais importante nesse caminho.

Mauro Santayana

Reconheça-se que a decisão do STF, na aprovação da Lei da Ficha Limpa, tal como ela foi concebida, foi tomada sob a pressão da cidadania. Essa pressão, ao contrário do que pensam os juristas puros, leitores apressados de Kelsen e outros, é sempre legítima - se moderada pela prudência. Quando houver o abuso nas decisões colegiadas de segunda instância, cabe aos tribunais superiores zelar pela proteção dos cidadãos contra as eventuais intrigas e chicanas.

A política é a mais necessária e a mais difícil das atividades humanas. Ela se exerce em todos os atos da vida, porque se trata de contratos cotidianos, de negociações mais difíceis e menos difíceis, sem as quais não seria possível a vida em comum. Esses convênios se dilatam no tempo e em suas dimensões e conseqüências, na construção dos estados e na administração do bem comum. Ao longo da História, houve sempre o conflito entre a astúcia na luta pelo podjer e a ne cessidade de que ele seja exercido por homens honrados. O grande problema é que, na imensa maioria dos casos, os homens honrados se sentem inibidos em reivindicar o poder político. Essa inibição abre espaço aos demagogos e aos aventureiros.

Daí a explicação de Disraeli para a solidez da Inglaterra, em seu tempo. Ali, dizia o Lord de Beaconsfield, aos homens de bem não faltava a audácia, um atributo normal dos canalhas. Não teem faltado, mesmo entre nós, homens de bem ousados, na defesa da República, e, graças a eles, a nação vem sendo construída. Afinal, toda edificação de uma nacionalidade pode ser definida como uma revolução permanente. E como Danton definia as revoluções, para elas il faut d’audace, et encore d’audace, et toujours d’audace.

O ponto de gravidade dos debates foi o do direito de defesa. No ordenamento jurídico brasileiro é possível a um réu provido de dinheiro e, dessa forma, de numerosos e com petentes advogados, postergar a sua punição ad-aeternum. Como sabemos, há, tramitando pelos tribunais, processos iniciados quando muitos dos atuais ministros do STF ainda não haviam nascido. Os autores e réus morrem, mas os processos parecem destinados ao juízo final. Quando os réus são pobres, a justiça tampouco é célere. Os advogados de defesa, de um modo geral – há sempre exceções – sejam contratados, ou de ofício, cumprem as formalidades e deixam o processo caminhar normalmente. Amontoam-se, nos cárceres, presos esquecidos, sem julgamento, e até mesmo de pena cumprida, esperando pelo alvará que os liberte. É preciso encontrar um limite para as apelações e embargos que vão impedindo que a justiça se faça, na absolvição e na punição, conforme o caso.

É certo que temos, no Brasil, mais advogados do que necessitamos. Sendo assim, é quase natural que se multipliquem os pleitos, e que se dilatem as decisões. Os códigos, com seus p razos e delongas, são redigidos por advogados. Explica-se, dessa forma, o volume espantoso de processos que sobem da primeira instância até o STF, com causas que deveriam encerrar-se na comarca em que se iniciaram.

O direito foi protegido, ao só serem considerados inelegíveis aqueles que tiverem sido condenados por uma decisão plural, seja no Tribunal do Júri, seja nos tribunais de segunda instância - e, como é do bom senso, os que renunciaram aos mandatos a fim de esquivar-se de um processo político movido pelos seus pares.

Não estaremos, é certo, protegidos totalmente contra a corrupção e outros abusos da prática política. Há sempre meios de burlar as normas da lei. Mas já é um bom começo. Teremos, os cidadãos, que nos preparar para substituir alguns dos homens públicos em quem votávamos, fosse por desconhecer seus desvios, fosse por perdoá-los, em nome de nossos próprios sentimentos. Estamos, a partir de 1985, com avanços e recuos, nos livrando das oligarquias, e o processo deve continuar. A decisão do STF é talvez o passo mais importante nesse caminho.

Assim faremos, com o tempo, a pátria que merecemos.



Mauro Santayana é colunista político do Jornal do Brasil, diário de que foi correspondente na Europa (1968 a 1973). Foi redator-secretário da Ultima Hora (1959), e trabalhou nos principais jornais brasileiros, entre eles, a Folha de S. Paulo (1976-82), de que foi colunista político e correspondente na Península Ibérica e na África do Norte.

0 comentários:

Em 2013 Russas irá integrar-se à rede mundial de cidades sustentáveis

14:50 Equipe de Comunicação 0 Comments

Neste carnaval estaremos em Russas. Dialogando com a população, convidando para as reuniões de elaboração do Plano de Governo.
 
No último dia 28.01.2012, assinamos a carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis. http://www.cidadessustentaveis.org.br/
 
Integraremos Russas à rede mundial de cidades sustentáveis. É possível fazer diferente! Uma cidade mais justa, humana, arborizada, acessível, com trânsito harmonioso, com todas as escolas em tempo integral, com saúde para todos, com opções de esporte, cultura e lazer de qualidade para todos: esses sãos os princípios que vamos perseguir.
 
Veja algumas das metas do Programa Cidades Sustentáveis que estarão em discussão no Plano de Governo do PT para Russas:
 
-Ampliação das áreas verdes; Erradicação da miseria e da pobreza; Despoluição dos rios; Garantia de creches e escolas para todas as crianças e jovens; Evolução na coleta seletiva do lixo; Redução da poluição do ar; Implantação de ciclovias; Priorização do transporte público; Fortalecimento a agricultura familiar como forma de manter as famílias no campo e garantir uma ocupação territorial mais equilibrada.
 
Siga nosso blog: http://www.odiloalmeida.blogspot.com/;
Veja nosso Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000537387550
Siga-nos pelo Twitter: @OdiloAlmeida

Odilo Almeida
Arquiteto e urbanista
Pré-candidato a prefeito de Russas pelo PT

0 comentários:

Nota de Pesar: Jornalista Ivonete Maia

14:08 Equipe de Comunicação 0 Comments

Veja nota do IAB-CE em : http://iabce.org.br/?view=topic&page=528

0 comentários:

Carta de Lula no 32º aniversário do PT

03:08 Equipe de Comunicação 0 Comments

 "Nesses nove anos de governo nacional, o PT e seus aliados
realizaram, pacificamente, uma verdadeira revolução econômica e
social, levando o país a dar um extraordinário salto produtivo e
tecnológico e, sobretudo, incorporando aos direitos básicos de
cidadania dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras que viviam à
margem da sociedade." Lula, 10.02.2012, em homenagem aos 32 anos do
PT. Leia abaixo:
http://j.mp/yFpal2

Odilo Almeida
Arquiteto


Brasília, 10 de fevereiro de 2012

Cara Presidenta da República Dilma Rousseff,
Caro Presidente do PT Rui Falcão,
Dirigentes e Militantes do PT,

Companheiras e Companheiros,

Eu queria muito estar hoje em Brasília com vocês. Além de celebrar coletivamente o aniversário do nosso partido, teria a oportunidade de rever e abraçar tanta gente amiga cujo carinho e companheirismo têm um papel fundamental na minha vida.

No entanto, o meu tratamento de saúde entrou em sua etapa final e devo manter a rigorosa disciplina seguida até agora, para que a cura seja completa e eu volte o mais rápido possível à militância social e política que tanto nos apaixona e mobiliza.

Presidenta Dilma Rousseff ladeada por Marco Maia e Rui Falcão. (Foto Mário Agra - PT)
Se não terei, hoje, a alegria de revê-los, é porque quero estar com vocês muitas e muitas vezes nos próximos meses e nos anos vindouros, participando intensamente das lutas promovidas pelo PT em defesa da dignidade do povo brasileiro e da democratização cada vez mais substantiva da nossa sociedade.

O PT tem motivos de sobra para orgulhar-se de sua trajetória e de suas conquistas.

Conseguimos, nesses 32 anos de vida, enfrentando todo tipo de preconceito e dificuldade, construir o maior partido de esquerda da história do Brasil e uma das organizações progressistas mais respeitadas do mundo.

Cumprimos, com notável êxito, os principais compromissos contidos em nosso “Manifesto de Fundação” lançado em 10 de fevereiro de 1980 naquele memorável encontro do Colégio Sion.

Nunca será demais lembrar que, junto com outras forças de oposição, o PT contribuiu de modo decisivo para o fim do autoritarismo e a redemocratização do país. Ajudamos a criar e consolidar a maioria das organizações populares, independentes e combativas, que fazem a riqueza da sociedade civil brasileira. O chamado “modo petista de governar”, primeiro nos municípios e estados e depois no próprio governo federal, renovou profundamente a cultura administrativa do país, tornando-o muito mais republicano e participativo. 

Construímos, em parceria com outros partidos de esquerda, imprescindíveis ao sucesso da causa comum, generosas frentes populares, que se opuseram ao desmonte neoliberal e ofereceram ao país um modelo alternativo de desenvolvimento, capaz de gerar empregos, distribuir renda e promover inclusão social. E fomos além. Inspirados no saudoso Paulo Freire, que recomendava “unir os diferentes para melhor enfrentar os antagônicos”, constituímos uma ampla aliança de centro-esquerda para conquistar democraticamente a Presidência da República.

Nesses nove anos de governo nacional, o PT e seus aliados realizaram, pacificamente, uma verdadeira revolução econômica e social, levando o país a dar um extraordinário salto produtivo e tecnológico e, sobretudo, incorporando aos direitos básicos de cidadania dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras que viviam à margem da sociedade. Tudo isso resultou em uma nação muito mais próspera e justa, que conquistou importante lugar no mundo. A atuação internacional do Brasil expressa os mesmos valores éticos e políticos, afirmando a soberania do país, impulsionando a integração regional e pugnando pela reforma da ordem global, na perspectiva de um mundo multipolar, em que todos os povos tenham verdadeiras oportunidades de desenvolvimento.
Nosso projeto transformador, hoje sob a liderança da querida companheira Dilma Rousseff — essa mulher corajosa, lúcida e competente, que o Brasil e o mundo estão aprendendo a admirar — segue de vento em popa.

A Presidenta Dilma, além de consolidar as conquistas do período precedente, cujo mérito é também dela, como excelente ministra que foi, está dotando o país de novos objetivos estratégicos, que devemos apoiar com entusiasmo. São metas econômicas, políticas, sociais e culturais que pavimentam o caminho do futuro. Peço licença a vocês para destacar duas delas, que tocam fundo o meu coração: erradicar a extrema pobreza até 2014, dando oportunidade de sobrevivência digna a 16 milhões de pessoas, por meio do Programa Brasil Sem Miséria; e expandir em escala massiva o ensino profissional e tecnológico, interiorizando a oferta, por meio do Pronatec, que pretende beneficiar 8 milhões de jovens até 2016.

Ainda existem, evidentemente, desafios importantes a superar. Mas os avanços obtidos sob a liderança do PT são inequívocos e prefiguram conquistas ainda maiores e mais valiosas.

Para estar à altura de suas responsabilidades, como esteve até agora, o nosso partido precisa manter-se sempre democrático e inovador, sem perder nunca a capacidade de aprender com as lutas do povo e de se aperfeiçoar a cada dia.

Quero concluir essa saudação dizendo da minha alegria em saber que nesse ato estão sendo homenageadas duas pessoas admiráveis, que dedicaram toda a sua vida aos ideais de liberdade e justiça: Apolônio e Reneè de Carvalho. Sei que outros falarão sobre o inesquecível e insubstituível Apolônio. Direi uma palavra sobre a caríssima Reneè. Nada melhor do que o espírito fraterno, a bondade e o sorriso luminoso dessa linda companheira para simbolizarem o humanismo que deu origem ao PT e que sustenta a nossa caminhada.

Um grande abraço,
do Lula

0 comentários:

Plano de Governo: PT de Russas acelera diálogo com a sociedade‏

11:29 Equipe de Comunicação 1 Comments

Amigos (as) russanos (as),

Após realizarmos, no segundo semestre de 2011, debates, estudos e levantamentos atualizados sobre a situação do município de Russas em todos os setores, nós do Partido dos Trabalhadores, iniciamos o segundo momento de nossa programação, em sintonia com o estatuto e resoluções do Partido: A elaboração de um Plano de Governo para Russas com a participação da sociedade.
Para tanto, passamos a visitar os mais distintos setores da comunidade russana, ouvindo e convidando a todos para a primeira reunião do Plano de Governo que acontecerá em 03.03.2012:

-Atividades realizadas:

-Em 28.01.2012(sábado): Encontro Ampliado promovido pelo PT de Russas
Em encontro já amplamente noticiado, o auditório da UNECIM lotou com as mais importantes lideranças de todos os setores da sociedade russana e da região do Vale do Jaguaribe, para ouvir o Senador Pimentel e o Deputado Guimarães, falarem sobre as políticas públicas e os investimentos federais previstos para o desenvolvimento da região. Ambos deram destaque ao Campus da UFC, previsto para funcionar a partir de 2014 e manifestaram seu total apoio à pré-candidatura do arquiteto Odilo Almeida à prefeito de Russas. Pimentel falou que irá incluir na agenda visita de Lula a Russas, a partir de abril deste ano. Na ocasião o pré-candidato fez o lançamento das Bases do Plano de Governo para Russas.

- Em 27.01.2012 (sexta): Tabuleiros de Russas:


Juntamente com o Vice-presidente Nacional do PT, Deputado Federal José Guimarães, o Diretor Geral do Consórcio que administra o Projeto Agrícola Tabuleiros de Russas, Engo. Agrônomo Roberto, e comitiva do PT de Russas, ouviram a apresentação completa do empreendimento, seguida de visita aos seus principais trechos. Esse importante projeto de irrigação, que em dez anos saltou de cerca de 480 hectares irrigados para cerca de 4.000, gera mais de 2.000 empregos com carteira assinada e revelou-se um sucesso com enorme potencial de crescimento e geração de riqueza para Russas e municípios vizinhos. Para isso, o Deputado Guimarães, com o pré-candidato a prefeito de Russas, Odilo Almeida, e os representantes locais do PT, comprometeram-se a intensificar esforços a nível local e federal para fortalecimento do projeto e atendimento das demandas por recursos e crédito, principalmente para os pequenos investidores.

- Em 03.01.2012 (sexta): Dakota e ONG Carnaubeiras:
À tarde, em Russas, visitamos as instalações da Indústria Dakota e ficamos impressionados com o atual nível de organização e de eficiência e felizes com a ampliação das instalações em andamento que aumentará a oferta de empregos dos atuais 5.000 para 6.000 empregos diretos;
À noite, em Flores, visitamos a Associação Carnaubeiras de Arte Educação, um oásis de criatividade, de arte e de assistência social, apoiado por recursos federais dos Pontos de Futura. Olhando experiências como esta afirmamos com alegria que o mundo tem jeito, e mais ainda, que o bem já está vencendo;

- 04.12.2012 (sábado): Centro de Russas, Lagoinha e Sussuarana:

Foto: Lideranças de Sussuarana
Pela manhã, caminhamos pelo centro comercial de Russas, conversando sobre as principais necessidades para a melhoria das atividades urbanas, ouvindo e pensando soluções para o tráfego, preservação do patrimônio histórico e revendo amigos;
Ao meio dia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, conversamos sobre a participação daquela entidade na formulação do Plano de Governo;
à tarde, na Lagoinha, conversamos com lideranças e moradores, ouvindo a sua expectativa para a melhoria da gestão municipal, reafirmando o compromisso histórico do PT de governar com a participação da sociedade e convidando aquela comunidade para as reuniões do Plano de Governo;

À noite, na comunidade de Sussuarana, participamos de evento musical promovido pela associação da comunidade, onde conversamos com moradores e lideranças, ouvindo as suas principais necessidades, como abastecimento de água, ampliação dos financiamentos para a agricultura familiar, apoio para a elaboração de projetos de agricultura ecológica e outras questões, que deverão ser contempladas no Plano de Governo do partido;

- 05.12.2012 (domingo): Capim Grosso:

Foto: Lideranças de Capim Grosso
Estivemos, pela manhã, em reunião com moradores e lideranças da localidade de Capim Grosso, onde divulgamos as principais conquistas e bandeiras de luta do PT, de Lula e da presidenta Dilma, além de coletarmos as demandas locais. Conhecemos melhor o elevado nível de organização de base do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Russas, suas delegacias regionais e sua permanente relação institucional entre a diretoria e os associados, através de um calendário de reuniões permanentes abrangendo todas as localidades do município. Ou seja, trata-se de uma rede social de grande valia para difundir e interiorizar as políticas públicas do Partido dos Trabalhadores.
A cada contato vemos reforçado, na população, seu desejo de mudança na gestão pública de Russas, sua aceitação às políticas públicas que vem sendo implementadas pelo Partido dos Trabalhadores através dos governos Lula e Dilma e seu desejo de participar dos destinos do município através do Plano de Governo do PT.

Russas-CE, 08 de fevereiro de 2012

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

Odilo AlmeidaArquiteto

1 comentários:

As bicicletas de Russas e da Holanda

05:37 Equipe de Comunicação 1 Comments



Amigos(as) russanos(as),

Na minha infância em Russas tornos se impressionavam com a quantidade de bicicletas na cidade. Na minha família, eu e meus oito irmãos, usávamos a bicicleta como nosso único meio de transporte.

Hoje a populacao russana está trocando a bicicleta por transportes motorizados como motos e carros, como resultado do aumento da renda e também da falta de políticas públicas de mobilidade urbana que induzam  a populacao a refletir sobre as consequências do excessivo aumento de motos e carros.

Acidentes com mortes, atropelamentos, transito saturado, falta de estacionamento, poeira e poluicao sonora estão aumentando imensamente em nossa cidade, gerando sofrimento e piorando a qualidade de vida urbana. Já perdi a conta de amigos e amigos de amigos vitimas de acidentes em nossa cidade.

Mas será que isso é um mal necessário para o progresso do município?

A resposta vem da Holanda, um dos países mais desenvolvidos e de uma das populações mais ricas do mundo. Por lá, desde a década de 1970, os governos estão construindo e estimulando o uso de ciclovias, restringindo o uso indiscriminado de carros e melhorando a qualidade de vida das cidades, diminuindo os acidentes, salvando vidas, gerando economia para as famílias e governos e respeito ao meio ambiente.

Veja o vídeo na internet sobre a Holanda e veja como a nossa querida cidade de Russas também pode ser uma cidade desenvolvida, saudável e mais humana voltando a incentivar o uso da bicicleta pela sua populacao.

Trata-se de uma das muitas soluções de arquitetura e urbanismo para tornar o mundo mais feliz e mais saudável.

Odilo Almeida
Arquiteto e urbanista
Militante das boas causas por um mundo melhor para todos

1 comentários: