Odilo Almeida Filho: uma lição de como fazer política com diálogo realista e sensível – Por Webston Moura, escritor
|
Arquiteto Odilo Almeida, Deputado Federal José Airton (PT-CE), Presidente da Câmara Municipal de Russas, Vereador Chiquinho Caxolé, na primeira reunião do Plano de Governo Participativo, em Russas, 10.03.2012- |
Acabei de ouvir a belíssima entrevista do arquiteto e pré-candidato a prefeito de Russas pelo PT Odilo Almeida filho, na Araibu Fm. Parabéns aos comunicadores Cid Ferreira e Edvaldo Farias pela condução das perguntas, o nível, enfim, tudo! Jornalismo de idéias se faz assim.
Odilo Almeida, como não poderia deixar de ser, mostrou-se bastante seguro e sábio sobre as necessidades do município e sobre a necessidade de se ter uma administração profissional, capaz de elaborar projetos realistas e exeqüíveis, objetivando a obtenção de recursos, especialmente junto ao Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal.
Com tristeza, vi Russas fora do ciclo de desenvolvimento dos oito anos do governo do presidente Lula, tempo em que, se tivéssemos um gestor municipal à altura, teríamos transformado para melhor a realidade russana, visto os tantos investimentos que Lula promoveu. Mas isso pode ser corrigido no futuro e me parece que o arquiteto Odilo Almeida representa essa força, essa clareza, essa forma de fazer política sem se ater a picuinhas e fuxicos, pois que ligada na realidade das pessoas, dos cidadãos, sobretudo ligada na geração racional e sensível de soluções com a participação popular.
Russas não apenas merece, mas carece de figuras públicas capazes de um novo diálogo, pois conversando e estudando é que a gente desvenda a realidade. Odilo Almeida tratou muito seguramente de temas como infra-estrutura e mobilidade urbana, planejamento habitacional, investimento na capacitação continuada do servidor municipal, criação de áreas de lazer, esporte e cultura. Sobretudo, a maneira como se pode fazer isso ou qualquer outra coisa que beneficie o município, a clareza no trato das situações, isso é o mais atraente em Odilo.
A presença da reflexão, da análise nos relatos de Odilo Almeida é e será uma constante durante esses contatos todos. Distanciando-se de rompantes ingênuos e vazios e de populismos vulgares, o que esse jovem senhor russano nos apresenta é a maturidade que todo político desejoso de governar um dos mais interessantes municípios do Ceará deve apresentar.
Parabéns, Odilo Almeida! Viva Russas!
Webston Moura, escritor
http://oaraibu.blogspot.com.br/2012/03/odilo-almeida-filho-uma-licao-de-como.html?spref=fb
0 comentários: